População pode contribuir com projeto do novo Código de Obras de Itabuna

Itabuna e suas obras com a contribuição popular
Arquivo/JBO

Para garantir mais transparência às discussões e à tramitação do projeto de lei que reforma e atualiza o Código de Obras do Município, a Prefeitura de Itabuna e Câmara de Vereadores vão disponibilizar o texto nos sites das duas instituições. Quem tiver interesse em contribuir com o projeto, sugerindo modificações, como supressão ou inclusão de normas, poderá fazer download do texto e em seguida enviar suas sugestões para a Câmara de Vereadores (http://www.cmv.itabuna.ba.gov.br/?pg=fale_conosco).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, o Código de Obras do Município deve passar por revisões constantes. “A mudança nos processos de construção civil e na área imobiliária foi grande nesses mais de 30 anos. Há uma dificuldade em se trabalhar com estas questões. Por isso, as alterações vão contemplar tudo que for necessidade da população e demanda do mercado”, explicou.

O secretário explica que, atualmente, os imóveis têm cômodos em dimensões menores do que há 30 anos, a exemplo de quartos e sanitários, por demanda do mercado imobiliário. “A mudança pode ser percebida facilmente. Basta se analisar um apartamento construído há 40 anos com os atuais. Hoje tudo foi se adequando à necessidade da população e houve significativa redução de áreas”, disse Marcos Monteiro.

O secretário comentou ainda que a análise do projeto de lei de reforma do Código de Obras pela Câmara Municipal será por capítulos, o que permitirá que a população e os profissionais da área de engenharia e arquitetura, agentes imobiliários, etc. possam sugerir alterações para que se tenha um Código moderno e que garanta a solução dos problemas atualmente identificados nos processos de construção civil e no setor imobiliário.

O vereador Júnior Brandão, relator do projeto, analisa da mesma maneira. O parlamentar faz o convite para que a população e os profissionais da área participem das reuniões de discussão da matéria na Câmara Municipal as segundas e terças-feiras. “Todos devem participar da análise, opinar e dar sua contribuição no aprimoramento desse diploma legal. Os vereadores vão propor emendas que acharem necessárias. Por isso é muito importante que a população conheça o Código que será votado na Câmara”, orientou.

Júnior Brandão adiantou que a finalização de votação do Código de Obras pelos vereadores será março. “Como relator vou acompanhar, apreciar, debater e ouvir a comunidade”, afirmou. Já o secretário Marcos Monteiro expôs que a reforma e atualização do Código vai garantir maior tranqüilidade para a população, aos profissionais de engenharia e arquitetura, agentes imobiliários e agentes que trabalham com licenciamento de obras.

Para baixar o conteúdo do projeto, em formato PDF, clique em www.itabuna.com.br/codigodeobras/projetodelei.